O que é uma Landing Page?

Landing page é uma página otimizada para conversão que possui apenas uma ação possível: gerar leads ou vendas.

O termo Landing Page (que pode ser traduzido como página de aterrissagem) originalmente definia toda página que um usuário acessava para entrar em um site. Tanto que, se você utiliza Google Analytics em inglês, uma das dimensões de comportamento apresentadas é "Landing Pages", que na versão em português da ferramenta é substituída por "Páginas de destino".

Então, se um usuário busca por determinado assunto no Google e acessa um post no seu blog, por exemplo, esse post será a página de aterrissagem.
Já se digita o endereço do seu site na barra de URL, “aterrissará” na home. Mas, no contexto do Marketing Digital, costuma-se chamar de Landing Page uma página criada com um objetivo único: a conversão.

Em geral, essas páginas contêm muito menos elementos e links do que a homepage de um site normal. Isso é feito propositalmente: depois de conseguir levar um visitante para uma Landing Page, seu único objetivo com ele deve ser conseguir a conversão.

Sendo assim, quando você clica em um anúncio, em uma campanha de E-mail Marketing ou em banners, por exemplo, e é direcionado para uma página que não possui um menu (e, geralmente, qualquer link externo ou interno), então você é encaminhado para uma landing page.

Quando a página de destino — a expressão mais utilizada em português — não tem por objetivo a venda online, ela possuirá um formulário para gerar algum tipo de conversão, como, por exemplo:

  • Pedido de orçamento (ou contato comercial)
  • Acesso a algum conteúdo ou material (catálogos, estudos de caso, e-books, planilhas, etc.)
  • Assinatura de newsletters
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Qual o objetivo de uma Landing Page?

Diferente da página inicial de um site, que geralmente é mais genérica e abrangente, as landing pages são mais objetivas e criadas estrategicamente.

A ideia é despertar a curiosidade, criar interesse e provocar desejo no público-alvo para que ele converta esses sentimentos ou necessidades em algum tipo de ação positiva, como nos exemplos citados acima.

Independentemente do tipo, o único objetivo das landing pages é gerar conversões, e é por isso que se diferenciam das outras páginas de um site. Para isso, a página deve ser clara, precisa e organizada, oferecendo realmente aquilo que foi prometido, informado ou especificado em sua campanha estratégica inicial!



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